
DNA
SOLEDAD
QUARTA GERAÇÃO
ÑASAINDY BARRETT DE ARAÚJO


Ñasaindy em aniversário da Irmã, filha de sua mãe adotiva Damaris



Em Cuba
Nasceu em 4 de abril de 1969, em Havana, filha da paraguaia Soledad Barrett Viedma e do brasileiro José Maria Ferreira de Araújo. Órfã de pai e mãe, foi criada por uma família composta de mãe e três irmãos brasileiros que estavam exilados em Cuba.
“Crescí ouvindo somente a parte da história do desaparecimento e morte dos meus pais verdadeiros. Ao crescer tornou-se uma necessidade saber mais a respeito da vida deles e dos possíveis familiares que eu ainda tivesse.”
Aos 14 anos conheceu seus familiares paternos. Com a ajuda deles e algumas coincidências, quando já tinha a primeira filha e mais de 20 anos, encontrou uma tia, irmã de Soledad. Iniciou, então, uma lenta, demorada, mas progressiva aproximação de seus parentes por parte de mãe.
“Todos esses processos, desde o meu nascimento, a separação dos meus pais, a convivência em Cuba, a vinda para o Brasil, o encontro triste com o capitalismo “selvagem”, entre outras centenas de experiências, estão vivas dentro de mim e sinto que são importantes, que são um pedaço, outra parte da história da ditadura. ”
Por ter vivido até os 26 anos como cidadã “fantasma” no Brasil, pois não tinha documentos, teve dificuldade de estudar, aprender uma profissão e ainda, como ela afirma, “construir sua identidade”. Com o passar do tempo, outros filhos vieram e as experiências com a maternidade a levaram a promover um encontro de frente com as dores que não poderia mais ignorar, a fim de superar alguns traumas.
Este roteiro nasceu como resultado de um processo longo de crescimento e superação, em busca da construção da imagem da mãe, de encontro com suas raízes e com si mesma. Nasceu de um impulso forte com dois objetivos principais: primeiramente preservar a história da família ao mesmo tempo em que a deseja apresentar ao mundo; e depois, encerrar um ciclo de crescimento e reconstrução.
Hoje, com 50 anos e quatro filhos - Yalis Barrett Drummond (32), Ivich Barrett Queirolo (25), Habel Davi de Araújo López (23) e Diana de Araújo López (21) – Ñasaindy reside em Olinda, Pernambuco, Brasil. É graduada em Pedagogia, artista plástica e escritora. Colabora e participa de projetos em diversas áreas relacionados aos Direito Humanos e ao resgate da memória de sua família.





